História

A prática do Karate iniciou-se em Caldas da Rainha, em Outubro de 1978, sob a direção de José Carlos Alverca, então 1º Dan, reconhecido pela Academia Portuguesa de Budo. Nesse mesmo ano, fundou-se o Karate Clube de Caldas que se associou, em Agosto de 1979, à Amicale Karate, organização francesa de amizade, fundada por Patrick Tambourini, 6º Dan.

Em 1980 foi fundada a Associação Amicale Karate Português congregando vários clubes com forte incidência na região Oeste. Após algumas dissidências foi o Karate Clube de Caldas fundador da ANKS, Associação Nacional de Karate Shotokan, iniciando-se uma curta ligação ao Sensei Hattori na busca de uma estrutura sólida de Karate Shotokan, o que não veio a resultar. Finalmente em 1988 ficou como instrutor responsável o Sensei José Assunção Campos, 1º Dan, que conjuntamente com José Mil-Homens, 2º Dan, José Sanches, 1º Dan e Fernando Fidalgo, 1º Dan, filiaram os respectivos Dojos, na Shotokan Karate Internacional Portugal, representante oficial da SKIF – Shotokan Karatedo International Federation.

História – Continuação

Em 1991, após a morte trágica do instrutor responsável, José Assunção Campos, Fernando Fidalgo, assumiu a responsabilidade técnica do mesmo, assim como a memória do património histórico de ser em Caldas da Rainha o único praticante ativo do Karate Clube de Caldas, mantendo-se até hoje nas funções de Professor/Treinador e Diretor Técnico.

Por razões estruturais, em 2002, foi criado o Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha, que tem por objeto, o ensino, a prática e divulgação do Karate Shotokan da SKIF e da atividade física em geral, dando especial ênfase aos aspetos formativos de aperfeiçoamento psico-físico dos seus praticantes.

O Clube encontra-se inscrito no registo Nacional de Clubes e Federações Desportivas desde Novembro de 2003.

“Karate ni Sente Nashi” (Não existe primeiro ataque no karate.) Gichin Funakoshi