Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868. Ainda menino, foi treinado por dois mestres famosos da época. Cada um o treinou numa arte marcial de Okinawa diferente. De Yastsune Azato ele aprendeu Shuri-te. De Yastsune Itosu, ele aprendeu Naha-te. Seria a fusão desses dois estilos que um dia se tornaria o Karate Shotokan. Funakoshi-sensei é o homem que introduziu o karate no Japão. Em 1917, foi convidado a realizar sua arte marcial numa exposição de educação física patrocinada pelo Ministério da Educação. Em 1922 foi novamente convidado para outra exposição. Foi convidado uma terceira vez, mas esta foi uma performance especial – ele demonstrou a sua arte para o Imperador e a família real! Depois disso, Funakoshi-sensei decidiu permanecer no Japão e ensinar e promover a sua arte.

Gichin Funakoshi faleceu em 1957 aos 88 anos. Além de criar o Karate Shotokan e apresentá-lo ao Japão e ao mundo, ele também escreveu o próprio livro sobre o tema do karate, “Ryukyu Kempo: Karate-do”. Ele também escreveu “Karate-Do Kyohan” – The Master Text, o “manual” do Shotokan e escreveu sua autobiografia, “Karate-Do: My Way of Life“. Esses livros e sua arte são um legado adequado para este homem despretensioso e gentil.

Kanazawa Soke (10º Dan) foi um dos mestres de Karate tradicional mais conhecidos e respeitados de todos os tempos. Ele foi o primeiro karateca a vencer o notório All Japan Karate Championship.

Em 1957 foi campeão de kumite (com o pulso fraturado)
Em 1958 campeão de kumite e kata

Embora treinado em Judo nos seus primeiros anos, Kanazawa Soke começou a praticar karate enquanto estava na Universidade, sob o falecido diretor da JKA shotokan, sensei Matsatoshi Nakayama. Kanazawa Soke também é um dos poucos karatecas privilegiados por ter estudado com o mestre Gichin Funakoshi, o principal responsável por trazer o karate para o Japão continental de Okinawa e fundador do estilo Shotokan.

Em 1978, Kanazawa Soke criou a SKIF (Shotokan Karatedo International Federation). A SKIF é agora a maior Associação de Karate Shotokan do mundo, com vários milhões de membros em mais de 130 países.

Shihan Mario Aguas

Shihan Mário Águas iniciou-se como praticante de Judo em 1958 e, em 1966, torna-se um dos fundadores da Academia Soshinkai em Portugal. Foi desde sempre director técnico da Soshinkai em Portugal, tendo desempenhado igualmente o cargo de Presidente da FPKS.

Dirigiu o processo de adesão à SKIF, sendo designado por Soke Hirokazu Kanazawa, seu representante pessoal no nosso país. É, actualmente, o representante máximo da SKIF em Portugal e Vice-Presidente da Yudansha para a Europa.

Tem a graduação de 8º Dan.

O livro “Da Soshinkai à FPKS – 40 Anos de Artes Marciais”, uma viagem por quatro décadas de história: desde a formação da Academia SOSHINKAI, mais tarde Shotokan Kokusai Karate-Do Portugal (SKKP), até à constituição, em 2002, da Federação Portuguesa de Karate Shotokan (FPKS), é também uma forma única de conhecer o percurso de Shihan Mário Águas nas Artes Marciais.

Kancho Nobuaki Kanazawa nasceu em maio de 1972 e é o mais velho dos três filhos de Soke Hirokazu Kanazawa. É o atual chefe (Kancho) da Shotokan Karate-Do International Federation e viaja pelo mundo fazendo seminários e graduações. Estudou na Universidade Taisho e aderiu ao Karate durante a adolescência.

Depois de se formar na universidade, Kancho decidiu seguir o curso de instrutores no Honbu Dojo da SKIF, em Tóquio. Sendo um instrutor jovem, o seu foco era o ensino e o treino como competidor.

Kancho Nobuaki Kanazawa venceu cinco vezes o Campeonato Nacional SKIF Japão de 1996 a 2000 e ganhou a medalha de prata em Kumite no Campeonato Mundial SKIF em Yokohama/Japão em 1994. No ano de 2000, ganhou o seu maior título no Campeonato Mundial SKIF em Bali/Indonésia, conquistando não só a medalha de ouro de kumite peso-pesado mas também o título de Grande Campeão. Representou a SKIF Japão em várias ocasiões.

Depois de se retirar da competição, decidiu seguir os passos do seu pai e deu início à sua carreira de instrutor da SKIF em inúmeros países.

É atualmente 8º dan, tendo assumido em Abril de 2014 a posição de Kanchō do seu pai.

Manabu Murakami nasceu em outubro de 1966 em Kyūshū, sul do Japão.

Em adolescente, conheceu Kanazawa Soke e ficou muito impressionado com ele. A sua admiração por este mestre fê-lodecidir seguir exatamente o mesmo caminho.

Murakami mudou-se para Tōkyō aos dezoito anos de idade e entrou no mesmo clube de Karate onde tantos nomes do mundo do Karate Shōtōkan haviam estudado.

Depois de se formar na Universidade Takushoku, decide entrar no curso de instrutor SKIF.

Manabu Murakami competiu na SKIF desde a adolescência e venceu o SKIF All Japan Championship várias vezes. Igualmente, tornou-se campeão mundial SKIF em kumite em 1991 (México) e em 1994 (Yokohama).

Em abril de 2014, Murakami Shihan tornou-se Shuseki Shihan (Instrutor Chefe) da SKIF, assumindo esta posição de Kanazawa Soke.

“Primeiro conhece-te a ti próprio, só depois os outros.” Gichin Funakoshi